Cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento

A Segurança Pública será capaz de mudar se empreendermos uma nova filosofia de treinamento, voltada para a especialização e valorização profissional de seus funcionários.

É preciso um intenso programa de cursos de aperfeiçoamento e qualificação dos funcionários da Segurança Pública em atividade, ou em formação.

Oferecemos inúmeros tipos de cursos para policiais em geral e peritos oficiais. Nossos cursos são planejados e organizados por especialistas que conhecem a realidade brasileira de segurança pública, e executados por professores que são pesquisadores e estudiosos em suas respectivas áreas.

Também planejamos, organizamos e executamos CURSOS DE FORMAÇÃO de peritos oficiais.

Ofertamos nossos cursos somente na modalidade FECHADA, a partir de contratação direta de algum órgão ou grupo de interessados. Não disponibilizamos cursos com captação de matrículas individuais.



Veja também



Tabela de Cursos
    Tipo de Curso Carga Horária Básica Clientela Quantidade Objetivos
    Balística Forense A 30 h/a Peritos Criminais e Médicos Legistas 20

    O Curso abrange as metodologias e procedimentos que os peritos (criminais e legistas) devem observar nos  diversos tipos de exames que estão dentro desse universo da balística, a partir de uma visão prática do cotidiano profissional, com experimentação de toda a rotina de exames.

    Balística Forense B 30 h/a Delegados, Oficiais da PM, Magistrados e Promotores 30

    O Curso abrange as metodologias e procedimentos que envolve os exames balísticos, voltados para o que os usuários da perícia criminal podem dela se utilizarem.

    Comunicação Social 20 h/a Peritos Criminais e Médicos Legistas ou Outros Funcionários 40

    Trata-se do primeiro curso na área de Comunicação Social especialmente voltado aos servidores de Órgãos Periciais, ministrado por professor altamente capacitado e especializado no assunto, apropriado para quem precisa se relacionar com a mídia. Durante a realização do curso será estudada a atividade de Comunicação Social, com ênfase na Assessoria de Imprensa, abordando, dentro do campo das ciências sociais e humanas, aspectos teóricos e práticos relacionados com a Perícia e seus servidores, dando ênfase para as atividades de relacionamento com a mídia e o enfrentamento de situações reais do cotidiano profissional. Este curso também se aplica às demais áreas da segurança pública.

    Crimes de Informática 40 h/a Promotores, Magistrados, Delegados de Polícia, Oficiais da PM, todos, formados ou com domínio do uso da informática. 30

    Dotar de conhecimentos sobre as técnicas de isolamento, preservação e guarda de material de informática no processo de investigação de crimes, visando a posterior realização dos respectivos exames periciais.

    Crimes de Trânsito 40 h/a Peritos Criminais 30

    Especializar os peritos de local na realização de perícias de acidentes de trânsito, com intensa discussão de casos reais e experimentação de campo.

    Crimes Financeiros - Lavagem de Dinheiro 40 h/a Peritos, Delegados, Magistrados e Promotore 20

    Noções gerais sobre as diversas modalidades de crimes financeiros, com ênfase em lavagem de dinheiro, por intermédio de análises das respectivas legislações, metodologias de investigação, detecção e constatação das evidências.

    Dinâmica de Grupoo 8 h/a Funcionários públicos em geral 40

    O Curso de Dinâmica de Grupo - que pode ter maior carga horária se for preciso intensificar mais o conteúdo - tem por objetivo discutir metodologias e desenvolver atividades para a melhoria do relacionamento interpessoal de funcionários, visando estimular o servidor a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

    DNA Forense (Módulo I) 40 h/a Peritos Criminais 15

    Formação básica sobre as técnicas e procedimentos dos exames de DNA

    DNA Forense (Módulo II) 40 h/a Peritos Criminais 15

    Curso avançado, com ênfase prática, sobre as técnicas e procedimentos dos exames de DNA.

    Documentoscopia 40 h/a Peritos Criminais 20

    Visa estabelecer e discutir  parâmetros para execução de perícias nas áreas de  grafoscopia e documentoscopia, com ênfase na discussão de casos reais.

    Emprego da Língua Portuguesa no Meio Jurídico 50 h/a Magistrados, Membros do MP, Delegados de Polícia, Advogados 30

    O Curso de Emprego da Língua Portuguesa no Meio Jurídico tem por objetivoatualizar e adequar o aprendizado em língua portuguesa ao meio jurídico e técnico-pericial, no sentido de facilitar o registro dos acontecimentos de forma coesa e coerente.

    Filmagem Investigativa 40 h/a Policiais em geral, especialmente os que trabalham com investigação reservada. Recomendado também ao MP 25

    Dotar os participantes de conhecimentos especializados sobre técnicas de filmagem policial, aplicáveis como ferramenta para a investigação criminal reservada.

    Fonética Forense 40 h/a Peritos Criminais 15

    O Curso de Perícia de Fonética Forense, abrange as técnicas, metodologias e procedimentos básicos para o tratamento de sinais gravados em mídia, visando a identificação do locutor.

    Fotografia Criminal 20 h/a Peritos Criminais, Legistas, Fotógrafos Policiais (se for o caso) 30

    Abordar as técnicas e procedimentos necessários para otimizar a utilização desse importante suporte aos exames periciais, com ênfase na prática de campo.

    Gestão Pericial 80 h/a Peritos Criminais e Médicos Legistas 30

    Pretende abordar aspectos relacionados à missão dos órgãos periciais; administração de recursos humanos; gerência pública e gerência pericial; elaboração de projetos; orçamento público; execução financeira; legislação administrativa; legislação processual penal; controle de qualidade dos serviços periciais; interface dos órgãos periciais com os usuários da perícia e demais instituições públicas.

    Hipnose Forense - Aplicações na Investigação Criminal 30 h/a Médicos Legistas e Peritos Criminais com formação em Psicologia 30

    Capacitar os médicos legistas e peritos criminais - estes que sejam graduados em psicologia - com as técnicas necessárias para aplicação de metodologias de investigação criminal a partir do uso da hipnose forense.

    Hipnose Forense - Aplicações na Investigação Criminal 08 h/a Policiais que trabalham na investigação criminal 40

    Prover os policiais de elementos básicos das ferramentas da hipnose forense, a fim de capacitá-los na otimização de meios para a investigação criminal.

    Lesões Corporais e Traumatologia 30 h/a Peritos Criminais 30

    Apresentação e discussão de técnicas, metodologias e procedimentos que os peritos legistas devem observar nos exames afetos às perícias dessa natureza.

    Local de Crime A 30 h/a Delegados de Polícia e Oficiais da Polícia Militar (nível comando) 30

    Dar um panorama geral sobre os procedimentos da investigação pericial em local de crime, enfatizando: investigação criminal integrada; isolamento e preservação de local de crime; e reprodução simulada de crimes.

    Local de Crime B 30 h/a Investigadores/Graduados (nível execução). 40

    Dar um panorama geral sobre os procedimentos da investigação pericial em local de crime, enfatizando: investigação criminal integrada; isolamento e preservação de local de crime; e reprodução simulada de crimes.

    Meio Ambiente 24 h/a Peritos, Delegados, Oficiais PM, Promotores de Justiça e Magistrados 40

    Dotar de conhecimentos básicos sobre a complexidade e abrangência das perícias de meio ambiente, com enfoque sobre as peculiaridades da respectiva região.

    Morte Violenta 40 h/a Peritos Criminais e Médicos Legistas 30

    Especializar os peritos criminais/legistas na realização de perícias de crimes contra a pessoa, discutindo-se situações práticas oriundas das experiências do professor e treinandos.

    Odontologia Forense 20 h/a Peritos Legistas (Odontos e Médicos) 30

    Discussão de metodologias e técnicas aplicadas aos variados tipos de exames nas áreas de biologia, farmácia e química e a interface com o local de crime.

    Perícia de Identificação de Veículos 40 h/a Peritos Criminais 20

    Preparar os peritos criminais para as técnicas de identificação veicular e respectivas perícias para obter a identificação original dos veículos.

    Perícia de Incêndio 20 h/a Peritos Criminais 40

    Apresentar e discutir desde os conhecimentos teóricos até as últimas técnicas empregadas nos exames de perícia Incêndio e Explosões,associadas às técnicas genéricas de levantamento de local e demais exames complementares.

    Perícia em Crimes de Informática (Módulos I e II) 80 h/a Peritos Criminais formados ou com domínio do uso da informática. 15

    Dotar de conhecimentos sobre as técnicas de coleta, guarda, preservação e análise de vestígios encontrados em material de informática, visando a realização dos respectivos exames periciais.

    Perícia em Crimes de Informática (Módulos III) 40 h/a Peritos Criminais formados ou com domínio do uso da informática. 15

    Parte final do curso, abordadando: navegadores, correio eletrônico e ferramental de apoio. Noções sobre seu funcionamento geral; visão geral dos tipos de invasão: DOS(Denial Of Service), invasão por força bruta, trojans, quebra de senhas do Windows e Office, etc e  detecção de intrusão; constatação e recuperação de evidências e visão geral de softwares que viabilizam a recuperação de dados apagados e/ou perdidos; aspectos da investigação integrada;

    Perícia em Identificação de Ossadas 20 h/a Peritos Criminais e Médicos Legistas 30

    Objetiva proporcionar aos médicos legistas e peritos criminais, uma melhor qualificação e atualização dos  conhecimentos  relativos aos procedimentos de identificação de ossadas, discutindo as técnicas necessárias do local de crime até o exame final de identificação.

    Perícia Necroscópica 20 h/a Peritos Legistas 30

    Discussão e emprego das técnicas e metodologias nos exames cadavéricos, nas suas mais diversas modalidades de busca e pesquisa da causa da morte.

    Pesquisa Papiloscópica em Locais de Crime 40 h/a Peritos Criminais 40

    Apresentação e discussão de metodologias e procedimentos que os peritos criminais devem observar na pesquisa, coleta e preservação dos fragmentos de impressão digital durante o levantamento pericial nos diversos tipos de locais de crimes, bem como as noções gerais da classificação datiloscópica.

    Polícia Comunitária A 60 h/a Delegados de Polícia e Oficiais da PM (nível multiplicadores) 30

    Proporcionar os conhecimentos básicos (teóricos / empíricos) sobre organização da sociedade civil e suas necessidades sociais, visando preparar o policial para o trato das questões filosóficas e estratégicas de polícia comunitária, mediante estudos, ações e projetos inerentes e/ou relacionados a essa atividade.

    Polícia Comunitária B 60 h/a Policiais Civis e Policiais Militares (nível execução) 40

    Proporcionar os conhecimentos básicos (teóricos e empíricos) sobre organização da sociedade civil e suas necessidades sociais, visando preparar o policial para o trato das questões filosóficas e estratégicas de polícia comunitária, mediante estudos, ações e projetos inerentes e/ou relacionados a essa atividade.

    Psicologia Comportamental 20 h/a Policiais Civis, Policiais Militares, Peritos, Promotores e Magistrados 40

    Dar uma visão geral dos aspectos psico-social-comportamental que envolve a execução das tarefas na segurança pública, com preparação básica comportamental, frente às adversidades e peculiaridades que cada policial se defronta diariamente no exercício da respectiva função.

    Psicopatologia Forense 34 h/a Peritos Criminais 30

    Preparar os peritos legistas com os conhecimentos necessários sobre as técnicas e procedimentos para a execução de perícias dessa natureza.

    Sexologia Forense 20 h/a Peritos Criminais e Médicos Legistas 30

    Dotar os legistas de amplos conhecimentos sobre as várias técnicas, metodologias e peculiaridades dos exames de sexologia, interagindo também com uma visão básica de lesões corporais relacionados.

    Uso de Técnicas de Análises Espectroscópicas e de Técnicas de Detecção de Falhas em Metais 40 h/a Peritos Criminais 30

    O presente curso objetiva fornecer informações complementares aos peritos criminais que trabalham na área de documentoscopia, sobre os recursos tecnológicos hoje disponíveis, além de informar e atualizar os conhecimentos analíticos dos peritos criminais que exerçam suas funções nos laboratórios forenses de química, física e bioquímica.

    Vistoria de Identificação Veicular 40 h/a Policiais em geral, em atividades externas 30

    Capacitar os policiais com os conhecimentos necessários para uma correta verificação da identificação dos diversos tipos de veículos, tanto na parte física do veículo (chassi e agregados) quanto na sua respectiva documentação.

    Temos uma proposta direcionada aos DETRANs, que se aplica também a policiais militares e guardas municipais de trânsito. Faça contato pelo nosso e-mail espindula@espindula.com.br 

Facebook